INTRODUÇÃO

Que raio de livro é este com o título "As Cuecas"? É o primeiro livro (e se calhar o último) escrito por um autor obscuro (sou moreno) chamado Luís Duarte (a carantonha está à esquerda). A narrativa gira à volta de amores e desamores rocambolescos, com uma pitada de sátira social e política.

A história é hilariante (?) e por isso o autor recomenda o uso duma fralda ao leitor, não vá haver uma incontinência inesperada. Também a história é imprevisível (?), e por isso também recomenda que o leitor se sente numa cadeira equipada com um cinto de segurança, não vá partir o cóccix ao cair dela. A história foi escrita com lápis de cor e é politicamente incorrecta. Uma história sem ser politicamente incorrecta é como comer uma feijoada à transmontana light. Não tem piada nenhuma. O livro tem vocabulário obsceno, mas a história não é obscena (?). É uma história vincadamente masculina, todavia as mulheres acham-lhe mais piada que os homens (?). Como o autor brinca ao de leve com a religião, e como o livro é bastante brejeiro, não é aconselhável que pessoas com elevados padrões morais e religiosos o leiam. Podem ir para o inferno. Pelo menos no Inverno poupam no aquecimento. Bem, cada um que avalie o enredo como bem entender, caso compre o livro. Note-se que para compreender o livro na sua totalidade é preciso estar a par da política portuguesa contemporânea.

O livro, por ser uma edição de autor, não é perfeito em termos gráficos, porque o autor, armado em habilidoso, resolveu fazer tudo e mais alguma coisa praticamente sozinho (teve a preciosa ajuda de alguns amigos e do Ciberdúvidas). O livro é de formato A5, tem oitenta páginas e tem muito texto lá enfiado dentro, por a letra ser miúda. Este livro não se encontra à venda nas livrarias. É o próprio autor que o vende directamente através da internet, ficando assim com a parte do gato dos lucros, porque a parte do leão fica para o seu sócio maioritário - o estado. Bem, não é bem assim - o livro também é vendido em formato digital pela Amazon e pela Kobo para os respectivos livros electrónicos Kindle e Kobo.

A partir deste livro, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia criou um áudio-livro de distribuição gratuita essencialmente para cegos. Para saber mais informações em como o obter, clicar em Áudio-livro para cegos.

Também a Biblioteca Nacional criou uma versão do livro em braille de distribuiƧão gratuita para cegos em regime de empréstimo. Para saber mais informações em como o pedir emprestado, clicar em Livro em braille.

ISBN - 978-989-20-3454-6
Depósito legal: 354207/13

O livro está depositado e catalogado na Biblioteca Nacional. Para o encontrar no catálogo, clicar aqui.